quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Agape, Philos, Eros e Stergos


1 Coríntios 13
1  Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
2  E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3  E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4  O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
5  Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6  Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
7  Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8  O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9  Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
10  Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
11  Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12  Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
13  Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.


No grego existem quatro palavras para o amor: Agape, Philos, Eros e Stergos. Agape é o amor de Deus, o amor incondicional que move a fé cristã, Philos refere-se à estima, afeição, respeito (que, por exemplo, amigos têm uns pelos outros), Eros é o amor com desejo sexual e Stergos também alude a afeição, especialmente entre membros da família. Na Bíblia a  palavra amor aparece no sentido Agape e Philos, como no caso da passagem que vimos. Analisando o capítulo 12, 13 e 14 podemos ver que Paulo tenta mostrar aos coríntios que se eles não tiverem o amor de Deus, de nada valerá ter os dons espirituais como  profetizar, palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, a fé, os dons de curar, operação de milagres, dicernimento de espírito, falar em línguas, a capacidade de interpretá-las (cap 12, vers. 8,9 e 10).
Os cristãos de Corinto se preocupavam muito com quem era o mais sábio, o mais espiritual, enfim… e por isso eles desejavam muito ter o dom de falar em línguas, o qual eles consideravam ser o “melhor” dos dons. Paulo discordou e comparou o dom de línguas ao da profecia, e mostrou que o dom da profecia era superior ao de línguas porque edificava toda a igreja e não só uma pessoa.
Mas Paulo foi além e afirmou que sem o amor nada disso é proveitável. É claro que nós devemos desejar os dons espirituais, mas muito mais ainda devemos nos preocupar em amar e transmitir o amor de Deus. Além de Deus, sua família, seus amigos, seu namorado, sua namorada… amar as pessoas, enchergá-las como almas que precisam desse amor. E como nós já estamos “carecas” de saber… as demais coisas nos serão acrescentadas segundo a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.


I Coríntios 12:11
Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas essas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.

ENTROU AQUI É PRA RECEBER VITÓRIA !!

DEUS É BOM O DIABO É QUEM NÃO PRESTA,UM BLOG INSPIRADO POR DEUS PARA ABENÇOAR SUA VIDA !!

Mural de Recados

LINK-ME

PARTICIPE DE NOSSOS TRABALHOS

CONHEÇA MEUS TRABALHOS !! MEU BLOG DE VIDEOS >> http://jotinhatota.blogspot.com/ XAT DE BATE PAPO GOSPEL >> http://xat.com/JUNTOS_FORMAMOS_1_SO_POVO_DE_DEUS?p=1 MEU SITE >> http://ilustracoesbiblicas.com SKYPE DO TOTA <<< JONATAS.DOS.SANTOS.SOARES MSN >> jonatastota2009@hotmail.com ORKUT: JONATASTOTA@BOL.COM.BR